terça-feira, 26 de junho de 2018

III Festival de Milho da Cecaf supera vendas do ano passado e comercializa mais de 177 mil espigas


O III Festival do Milho realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), superou todas as expectativas de vendas. No ano passado, duas mil mãos de milho foram comercializadas durante o evento, já este ano o número subiu para 3.420 mãos, o que corresponde a 177.840 espigas de milho. O festival ocorreu nos dias 21 e 22 deste mês.
“Estimamos que passaram pelo evento uma média de seis mil ou sete mil pessoas. Em relação ao lucro dos agricultores, foram mais de R$ 100 mil movimentados durante o Festival”, relatou a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves. Ela conta que, a cada edição, a comercialização só aumenta, o que torna o evento um dos carros-chefe da Cecaf.
Participaram do festival agricultores dos municípios de João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Alhandra, Natuba, Conde e Jacaraú. Com isso, o evento torna-se também uma oportunidade para que os agricultores se confraternizem e troquem informações. “Tem sido uma grande alegria para nós acompanhar a evolução das vendas e da vida de cada produtor”, comemora Rogeany.
O agricultor João Trajano foi um dos que comercializou sua produção no Festival. Ele relatou que este ano só tem motivos para comemorar, pois devido às chuvas, a safra foi grande, a qualidade das espigas produzidas foi muito alta e a comercialização foi rápida e tranquila. “Eu não esperava que a venda no Cecaf fosse tão boa, que fosse tanta gente. Eu vendi bastante milho e todos os agricultores com quem eu conversei ficaram muito satisfeitos”, declarou.
Segundo Trajano, a dedicação dos profissionais da Cecaf e a organização do Festival são os principais motivos para que as vendas cresçam a cada ano. “Eu tenho certeza que ano que vem vamos chegar a vender 10 mil mãos de milho, a tendência é só crescer. Como agricultor, eu estou muito feliz, pois antes eu não tinha um espaço para comercializar e agora consigo vender tudo o que produzo”, elogia.
A Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está em funcionamento desde julho de 2015. Atualmente, comporta 134 agricultores familiares de 28 municípios paraibanos. São trabalhadores rurais de João Pessoa, Mamanguape, Jacaraú, Fagundes, Puxinanã, Lucena, Pitimbu, Pedras de Fogo, Areia, Bananeiras, Baía da Traição, Itapororoca, Natuba, Remígio, Lagoa Seca, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Monteiro, Conde, Alhandra, Caaporã, Rio Tinto, Itabaiana, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e São Miguel de Taipu.
Localização – A Central de Comercialização da Agricultura Familiar está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no bairro José Américo. Funciona às quintas-feiras e aos sábados, das 5h às 13h.
Secom-JP 


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 Comments:

Postar um comentário

Editorial