quinta-feira, 28 de junho de 2018

Em João Pessoa, Festival 'Orgulhe-se' celebra o dia do Orgulho LGBT


Em alusão ao Dia do Orgulho LGBT, o Movimento LGBT de João Pessoa realiza nesta quinta-feira (28) o festival "Orgulhe-se", que acontece no Espaço Mundo, Praça Antenor Navarro, a partir das 18h, com entrada grátis.
O festival tem início com a exibição de filmes com a temática LGBT e continua com muita música e dança. Entre as atrações principais estão as DJ's Mermaid, Friday Mason e Misandri, além de performances de artistas convidadas.
O dia 28 de junho é considerado simbólico na luta pelo respeito à diversidade e contra o preconceito. Na manhã de 28 de junho de 1969, ocorreu uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra a invasão violenta do bar Stonewall Inn, em Nova York, quando gays foram agredidos e presos. Essas manifestações são consideradas como o evento que levou ao movimento moderno de luta pelos direitos LGBT no país.
Em João Pessoa, o Movimento LGBT é formado pelos grupos Maria Quiteria; Grupo Diversidades; Astrapa – Associação de Travestis e Transexuais da PB; MEL – Movimento do Espírito Lilás; e MOVIBI – Movimento de Bissexuais. Entidades que atuam diariamente na luta contra o preconceito e pela diversidade de gênero.
Para Joebson Silva, representante do MOVIBI, essa festa vai celebrar a cultura LGBT e tornar cada vez mais viva essa data. "O Espaço Mundo vai se tornar novamente o Stonewall Inn, aquele marco histórico que tanto significa para nós. Vamos celebrar juntos e fortalecer a data que foi um ponto de partida crucial na nossa luta".
Já o representante do MEL, Fernando Luís, considera que o dia de Orgulho LGBT é uma data que celebra a resistência e a visibilidade. "É uma data internacional que relembra nossa luta por melhores condições de vida, acesso ao trabalho, educação e saúde, um direito que deve ser de toda a sociedade, mas que não são acessíveis para a população LGBTQI".
E Marcos Dias, do Grupo Diversidades, observa a data como um marco para conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia, "Para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e orientação sexual".

Assessoria 


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 Comments:

Postar um comentário

Editorial