domingo, 22 de abril de 2018

Projeto na UFCG em Sumé apoia agricultores no planejamento e comercialização do umbu

O projeto Umbu do Cariri, desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido em parceria com o Laboratório de Alimentos do CDSA e com o PROCASE/Governo do Estado da Paraíba está apoiando os agricultores extrativistas de umbu das Comunidades Rurais de Caititu, Olho D’água do Padre e adjacências, nos municípios de Sumé e Serra Branca.
Desde 2015 o projeto vem atuando no apoio aos agricultores tanto no que se refere à organização coletiva do grupo, quanto no planejamento e comercialização do umbu.
O projeto é coordenado pela técnica em agroindústria do CDSA Carla Mailde e tem o apoio da professora Ana Cristina Chacon Lisboa e da técnica em agroindústria Amanda Kelle.
Em 2018 o projeto Umbu do Cariri continua apoiando as comunidades Rurais de Caititu, Olho D’água do Padre e adjacências.
“Com o apoio do CDSA/UFCG e parceiros institucionais os agricultores tem conseguido alguns avanços no ano 2018, como: produzir e comercializar os derivados do umbu (polpa, umbuzada, sucos, bolos, doces); comercializar in natura parte da safra para unidades de beneficiamento; integrar-se à feira agroecológica de Sumé; participar de Curso de Boas Práticas de Fabricação para o serviço de alimentação; realizar demonstração e degustação dos derivados do umbu e principalmente, se inserir no mercado”, destaca Carla Mailde.
“No último dia 17 de abril a Comunidade Caititu coletou 412kg de umbu que foram comercializados para uma cooperativa COOASC em Picuí-PB. A perspectiva é de comercialização da safra até meados de maio”, informou.
POSTADO POR FERNANDO COUTINHO - NAÇÃORURALISTA.COM.BR


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 Comments:

Postar um comentário

Editorial