domingo, 7 de janeiro de 2018

Rede de lojas que fez ‘super promoção’ na capital é autuada por constranger clientes

Por Vitor Feitosa

As lojas Magazine Luiza ficaram lotadas por todo o Brasil.
As lojas Magazine Luiza ficaram lotadas por todo o Brasil. Foto: Reprodução/Internet
A rede Magazine Luiza promoveu uma grande liquidação para zerar o estoque de produtos nos últimos dias em suas unidades por todo o Brasil. Em João Pessoa, porém, as lojas foram autuadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) por constranger os clientes.
Várias denúncias foram registradas pelos consumidores que tentaram aproveitar as promoções. Eles alegaram que a empresa os abordou na entrada da loja, lacrando as bolsas de mão com um saco plástico, o que provocou ainda mais filas.

De acordo com o secretário Helton Renê, o Procon-JP fiscalizou os locais no momento das vendas e constatou em flagrante a irregularidade praticada, caracterizada como prática abusiva. “Autuamos o estabelecimento, que responderá pelo descumprimento à legislação consumerista”, explicou ele.
Helton afirma ainda que, segundo a legislação, a empresa não pode de maneira alguma repassar ao consumidor uma possível perda. Acontece que a rede de lojas presumiu que, pelo período de promoções e por ter tanta gente dentro do local, alguns clientes poderiam se aproveitar da situação e suprimir determinados produtos.
“O artigo 39º inciso V do CDC diz claramente que é ilegal exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, o que nesse caso, seria já repassar para o cliente uma possível perda, punindo-o através do constrangimento. A loja é que teria que se equipar adequadamente para atender a uma grande demanda”, complementa o secretário.

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter