quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

RENATO FÉLIX COMPARTILHAR: ‘A PRIMEIRA NOITE’, HÁ 50 ANOS

RENATO FÉLIX
COMPARTILHAR:

‘A PRIMEIRA NOITE’, HÁ 50 ANOS

20 de dezembro de 2017
"Sra. Robinson, a senhora está tentando me seduzir?", perguntava um aparvalhado Dustin Hoffman para a impetuosa dama vivida por Anne Bancroft. O filme é A Primeira Noite de um Homem (1967) que amanhã completa 50 anos de lançamento. Faz parte de um ano que revolucionou o cinema americano, que ganhou um sopro de vitalidade que gerou o que ficou conhecido como "a nova Hollywood".

Deste ano também são Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas, No Calor da Noite e Rebeldia Indomável, que apontavam um caminho de, bem, rebeldia indomável a ser trilhado por aqueles cineastas (Mike Nichols, Arthur Penn, Martin Ritt) e por outros que estavam chegando (Coppola, George Lucas, Scorsese).

A Primeira Noite de um Homem talvez seja, dos filmes citados, o mais comportamental. Os outros abordam temas mais diretamente pesados, como violência policial, racismo, o inconformismo da juventude. O personagem de Dustin Hoffman não está envolvido com grandes questões. É um jovem meio à deriva, na porta de entrada da vida adulta.

De repente, aparece esta sedutora Sra. Robinson à sua frente, nua e embalada por canções de Simon & Garfunkel. Podia ser ótimo, mas também aparece a filha dela (a linda Katharine Ross), por quem ele se apaixona para valer. E agora?

A coisa se encaminha para uma das melhores cenas finais da história do cinema: o casamento, a fuga, os olhares incertos quanto ao futuro enquanto o ônibus parte.

A boa notícia é que, como outros clássicos, A Primeira Noite de um Homem também está voltando ao cinema, a partir de janeiro. Tendo exibido este ano Hiroshima, Meu Amor e A Bela da Tarde, entre outros, esta é mais uma missão para o Cine Banguê. PO0STADO POR FERNANDO COUTI NHO - NAÇÃORURALISTA.COM.BR - FEDLIZ 2O18

RELACIONADAS

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter