quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PB terá reforço de R$ 9,5 milhões para enfrentamento à seca

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (19) a Portaria 674 do Ministério da Integração Nacional que autoriza o empenho e transferência de recursos serviços de carros-pipa na Paraíba. Os valores encaminhados ao estado somam R$ 9,5 milhões e foram solicitados pelo deputado federal Efraim Filho (DEM) ao ministro Hélder Barbalho, titular da pasta.
Atualmente a Paraíba tem 60 reservatórios em situação crítica, ou seja, com menos de 5% de sua capacidade total. Outros 34 mananciais estão com menos de 20% e entram na lista dos que estão em observação. Somente 32 estão com mais de 20% e apenas um está sangrando. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
“O recursos chegam em boa hora!”, celebrou Efraim. “É uma demanda do povo da Paraíba que lutamos para conseguir atender e esses recursos serão investidos no abastecimento de água por carros-pipa na Paraíba”, destacou o líder do Democratas na Câmara. “A água é essencial para o ser humano e essa verba vai beneficiar 180 municípios de nossa Paraíba que estão em estado de calamidade”, salientou. “Expus ao ministro nossas demandas e a urgência em ajudar a diminuir o sofrimento daqueles que precisam dessa alternativa de abastecimento que os carros-pipa representam”, afirmou.
“Felizmente, consegui atender a mais essa necessidade da nossa Paraíba e continuarei atento às demandas de nossa população”, ressaltou. Efraim destacou que a publicação no Diário Oficial é o último passo para a liberação dos recursos. Agora, as prefeituras podem juntar a documentação e encaminhar à Defesa Civil do estado solicitando a verba.


O parlamentar lembrou também o “paradoxo” vivido pela região Nordeste, onde o litoral e, no máximo, o Agreste é afetado pelas enchentes que castigam a vida da população. “Lá no Sertão, no entanto, famílias morrem de sede porque a água não chega”, disse, citando a realidade do interior, “que sofre com a seca, o sol e o clima adverso”: “Os agricultores da região são heróis da resistência”.
POSTADO POR FERNANDO COUTINHO - NAÇÃORURALISTA.COM.BR


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 Comments:

Postar um comentário

Editorial