quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Mostra 'Mulheres Paraibanas Inspiradoras' acontece em JP

A 1ª Mostra Mulheres Inspiradoras Paraibanas acontece nesta quarta-feira (6), em João Pessoa, e homenageia nomes como Zezita Matos e Soia Lira, a cantora Cátia, a professora Adélia de França, a professora Anayde Beiriz, a poeta Violeta Formiga, a cirandeira Vó Mera serão, dentre outras. Elas serão homenageadas por 16 escolas estaduais da Paraíba. O evento será promovido pelo Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Cendac) a partir das 9h, na Escola Técnica Estadual João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira.
O evento faz parte do encerramento do projeto ‘A educação no enfrentamento à violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba’, que vem sendo desenvolvido pelo Cendac, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, desde julho de 2017.
Participaram do projeto as escolas técnicas em Mangabeira e Bayeux; Alice Carneiro, em Manaíra; Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, Valentina Figueiredo; Ursula Lianza, no Roger; Cônego Francisco Gomes Lima, no Geisel; Maria do Carmo, em Jaguaribe; Olívio Pinto, no Valentina Figueiredo; João Goulart, no Castelo Branco; Francisca Ascensão Cunha, nos Bancários; João Roberto, em Mangabeira; Papa Paulo VI, Cruz das Armas; Pedro Augusto Porto, Jaguaribe e o Instituto de Educação da Paraíba, Centro e a José Batista de Melo, em Mangabeira.
“Realizamos cerca de 50 debates e rodas de diálogo com os alunos, em que discutimos temas como violência e igualdade de gênero, cidadania, cultura de paz, discriminação racial, diversidade, protagonismo juvenil, com o objetivo de combater o preconceito e promover a inclusão social, pois entendemos que a escola tem um papel importante na construção do respeito às relações de gênero e a diversidade das pessoas, às etnias, à sexualidade, à cultura e às crenças”, afirmou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.
As rodas de diálogo foram facilitadas pelos educadores, Kalyne Lima, Andrezza Ribeiro, Barbara Zen e Kleber de Araújo.
A 1ª Mostra Mulheres Inspiradoras Paraibanas foi organizada por comissões de estudantes e professores e vai homenagear personalidades femininas atuantes nas áreas da política, artes, educação, cidadania e ativismo. O artista plástico e ativista cultural Nai Gomes ajudou os estudantes a elaborar a exposição. Na ocasião, cada uma das mulheres inspiradoras receberá o troféu “Anayde Beiriz”, como reconhecimento ao seu trabalho e atuação.


“Resgatar e empoderar a figura feminina contribui para ampliar o conhecimento sobre a importância dos feitos das mulheres para o mundo e enriquece o olhar da escola sobre o papel das mulheres na História”, ressaltou Valquíria.POSTADO POR FERNANDO COUTINHO

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter