domingo, 26 de novembro de 2017

Violinista russa doa acessórios para instrumentos de cordas a alunos da Ação Social pela Música

A violinista russa Masha Iakovleva, que está em João Pessoa para participar do 5º Festival de Música Clássica, entregou, acessórios para instrumentos de cordas aos alunos do projeto Ação Social pela Música da Capital. A entrega das doações aconteceu no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, onde funciona a Unidade 2 do projeto.
As cordas, espaleiras, crinas e outros acessórios doados pela musicista são fruto de alguns concertos beneficentes que ela fez pela Europa com o intuito de ajudar essas crianças e adolescentes. Os produtos serão destinados aos alunos das duas primeiras unidades do projeto em João Pessoa – Alto do Mateus e Mangabeira –, que têm orquestras de cordas.
Segundo Masha Iakovleva, a ideia de ajudar o projeto surgiu quando veio a João Pessoa pela primeira vez, participando da terceira edição do Festival Internacional de Música Clássica e teve a oportunidade de conhecer uma das unidades da Ação Social pela Música.
“Desde que estive aqui, em 2015, e visitei a unidade do Alto do Mateus, fiquei emocionada com o olhar daquelas crianças, que demonstravam vontade de aprender e ter um futuro digno com a música, decidi que tinha que fazer algo para ajudar o projeto”, contou a violinista. Ela ressaltou que “não importa quantas crianças vou ajudar. Pode ser apenas uma, mas se eu conseguir ajudá-la será uma benção”.
Para o maestro Samuel Espinoza, coordenador técnico do projeto e regente da Orquestra da Unidade 2 (Mangabeira), a ajuda chega em boa hora. “Acessórios para instrumentos são todos importados e tem um custo altíssimo no Brasil por causa do preço do dólar. Conseguir a doação desses produtos vindos da Europa, para nós é algo que caiu do céu, que ajuda a viabilizar um projeto que está indo muito bem”, disse.
Já o diretor artístico da ASMJP e regente da orquestra da Unidade 1, no Alto do Mateus, Hector Rossi, essa doação está chegando em um momento muito importante. “Nós que estamos fazendo a orquestra B, recebendo novos alunos e precisamos renovar nosso estoque de cordas, de arcos, e outros acessórios e as crianças vão aproveitar ao máximo esses acessórios que receberam”, falou o maestro.
Projeto Ação Social Pela Música – Na Capital, o Projeto Ação Social Pela Música é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a PMJP, através de Funjope. A iniciativa atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, onde aprendem a tocar instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os dois novos polos, no Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), inaugurados em agosto, já estão atendendo 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.
Secom-JP 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter