segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Saiba como acompanhar encontro raro entre Vênus e Júpiter nesta segunda

Em um encontro raro, Vênus e Júpiter estarão reunidos no céu na madrugada desta segunda-feira (13), fazendo com que, do ponto de vista da Terra, pareçam estar lado a lado. Na verdade, por volta das 3h50 do horário local no horizonte a leste, por um momento, eles estarão tão próximos que brilharão juntos como um único planeta.
O horário pode ser inconveniente, mas a ausência da luz solar permite que o fenômeno astrológico seja visualizado a olho nú. A proximidade entre eles será, logo que surgirem no horizonte de 0,28 graus (ou 17 minutos). Durante os próximos dias, os dois planetas também estarão aparentemente bastante próximos um do outro, logo após a conjunção.
Segundo o site Space.com, a conjunção real - momento em que os planetas estão mais próximos no céu - acontecerá às 3h05, mas neste horário eles ainda não terão surgido no horizonte. Mas, a partir das 3h50, quem quiser observar a dança entre os planetas brilhantes tem até 5h50, horário em que o Sol se levantará, ou seja, 2 horas.
Conforme orientações do site Galeria do Meteorito, para visualizar a conjunção, é necessário um horizonte limpo e livre de objetos que possam obstruir a visão, como árvores, muros, etc. A dica é procurar por um local alto, onde é possível ver o Sol nascer perfeitamente.
Ainda, o conselho para os amantes da astronomia é que aproveitem a ocasião. Apesar de Vênus e Júpiter marcarem encontros a cada 13 meses, o evento desta segunda-feira é raro, principalmente por não acontecer durante o dia, o que, segundo o portal, tornaria impossível de ser observado. Para se ter uma ideia, a próxima vez que Júpiter e Vênus estiverem tão próximos assim em um horário observável, será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos.
Midia Max 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter