domingo, 12 de novembro de 2017

Mais de 140 mil candidatos realizam provas de ciências exatas no segundo dia de Enem na PB

Mais de 140 mil candidatos fazem provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 na Paraíba, neste domingo (12). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 48 mil candidatos foram eliminados por faltarem às provas do primeiro dia.
Neste domingo, são aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A duração regular é menor que o domingo anterior: os participantes vão ter 4 horas e 30 minutos para responder 90 questões.
O portões dos locais de prova vão ser fechados às 12h (horário local). A partir das 14h30 (horário local), os candidatos podem sair da prova sem o caderno de questões. A partir das 16h30, é permitido levar o caderno de questões.

Mudanças

A mudança nos dias e na ordem das disciplinas veio depois de uma consulta popular: o Enem passa a ser dividido em dois fins de semana consecutivos e terá, neste primeiro dia, a redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. (Os professores dizem que a estratégia dos alunos para resolver a prova também precisa mudar.)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também eliminou do exame a função de certificação do ensino médio, e ainda incluiu mudanças nos cadernos de prova, que passam a ter também os nomes dos candidatos para aumentar a segurança.

O que pode levar

É obrigatório apenas:
É recomendável levar o "Cartão de confirmação" impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório. É proibido lápis, borracha, calculadora ,fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações.
Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame.
Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais tem autorização para revistar.

Horários da prova

Os locais de provas terão seus portões abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. Porém, o Brasil tem quatro fusos horários diferentes, pois alguns estados aderiram ao horário de verão.
Mapa mostra horário de fechamento dos portões para prova do Enem 2017 (Foto: Igor Estrella/Arte/G1)Mapa mostra horário de fechamento dos portões para prova do Enem 2017 (Foto: Igor Estrella/Arte/G1)
Mapa mostra horário de fechamento dos portões para prova do Enem 2017 (Foto: Igor Estrella/Arte/G1)
G1 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter