sexta-feira, 3 de novembro de 2017

IPTU e outros débitos atrasados podem ser parcelados em até 180 meses em JP

Com a alteração no Código Tributário de João Pessoa, os contribuintes que estejam em débito com qualquer um dos tributos municipais podem parcelar a dívida em até 180 meses. Para aderir ao parcelamento, os interessados, pessoa física ou jurídica, devem procurar qualquer um dos postos de atendimento da Secretaria da Receita Municipal (Serem).

Leia mais Notícias no Portal Correio  E NAÇÃORURALISTA.COM.BR

O valor e a quantidade de parcelas disponibilizadas ao contribuinte são calculados conforme o montante da dívida convertido em Unidade Fiscal de Referência (UFIR) municipal. De acordo com a tabela estabelecida pelo Código Tributário da Capital, no caso de o contribuinte ser pessoa jurídica, o parcelamento mínimo é de 12 meses para dívidas de 0 a 75 UFIR. Já o parcelamento de 180 meses vale para aqueles que tenham dívidas a partir de 33.325,01 UFIR. Um UFIR equivale a R$ 33,51 em João Pessoa.

Ainda seguindo os critérios estabelecidos no Código Tributário, se o contribuinte for pessoa física, o parcelamento mínimo de 48 meses será concedido para quem possui dívidas que somem até 1.825 UFIR. Já o pagamento do débito em 180 meses será para aqueles que tenham dívidas de no mínimo 33.325, 01 UFIR.

O secretário da Receita Municipal, Adenilson Oliveira, explicou que uma vez feita a negociação o valor das parcelas sofrerá o acréscimo de juros em torno de 1,5% ao mês, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). “Não são parcelas fixas, até porque o valor da UFIR muda mensalmente, de acordo com a variação do IPCA. Porém, esse parcelamento em até 180 meses permite aos contribuintes regularizarem a situação com a Receita Municipal e evitar que a dívida vá para protesto”, frisou Adenilson Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário, a maior parte dos débitos com a Prefeitura é referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Já em se tratando de valor devido, a maior inadimplência é o pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS). A tabela completa com o quantitativo de parcelas conforme o valor de débito pode ser consultada no link: http://midi.as/7K22.
POSTADO POR FERNANDO COUTINHO - NAÇÃORURALISTA.COM.BR

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter