quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Agevisa estimula integração das Visas municipais à Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está empenhada na mobilização das Vigilâncias Sanitárias municipais para levar as ações relacionadas à “Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos” a todas as regiões do Estado. Articulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a semana ocorre no período de 13 a 17 de novembro, tendo por finalidade informar às populações de todo o mundo que o uso indiscriminado de antibióticos contribui para o surgimento de superbactérias que podem provocar doenças contra as quais se torna muito difícil alcançar a cura.
Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde qualificado antes de tomar antibióticos”, a Semana Mundial de Uso Consciente dos Antibióticos busca alertar a sociedade para a importância de se buscar a orientação dos profissionais especializados antes de tomar remédios.
Nesse processo, conforme a diretora-geral da Agevisa/PB, Maria Eunice Kehrle dos Guimarães, a Vigilância Sanitária desempenha papel importante, não somente enquanto órgão responsável pelo controle da cadeia dos antibióticos (que engloba desde o registro até o uso do medicamento) e pela avaliação (por meio das inspeções de rotina ou mediante denúncias e solicitações judiciais) das ações de controle da infecção realizadas pelos serviços de saúde, mas também enquanto instrumento dotado de capacidade educativa para influir positivamente no comportamento das pessoas em relação aos cuidados com a saúde, e aí se inclui o consumo responsável e orientado dos antibióticos.
Para o diretor-técnico de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa, Ailton César dos Santos Vieira, esse tipo de cuidado não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento, mas também os protege de problemas futuros em relação às doenças, pois o uso responsável de antibióticos ajudará a reduzir a ameaça de resistência bacteriana aos mesmos.
O problema do uso indiscriminado de medicamentos, conforme César Vieira, é tão sério que a Organização Mundial de Saúde (OMS) o enquadra entre os grandes desafios globais e enfatiza a necessidade de o mesmo ser enfrentado por todos os países do mundo por meio da implementação de políticas públicas eficientes que incluam, dentre outras ações, a difusão de informações capazes de promover a conscientização das pessoas para a importância do uso racional e orientado dos antibióticos. Segundo ele, a recomendação da OMS é de que toda a sociedade seja chamada e orientada para o enfrentamento do problema.
Resistência maléfica –“Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e para tratar doenças provocadas por elas; mas as bactérias têm mecanismos para se defender quando são expostas aos mesmos repetidas vezes e por longos períodos”, explica o diretor de Medicamentos da Agevisa/PB, que é farmacêutico sanitarista e Mestre em Saúde Pública pelo Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães, da Fundação Osvaldo Cruz. Ele acrescenta que a resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente, e também para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação.
“Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos, tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções, e a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública”, observa César Vieira.
Segundo ele, o uso consciente de antibióticos deve ser objetivo dos profissionais de saúde, gestores e formuladores de políticas públicas, usuários, pesquisadores etc., sendo importante também o papel dos cidadãos no sentido de evitar a automedicação e a interrupção do tratamento por conta própria, assim como os cuidados de não se descartar os medicamentos diretamente no esgoto doméstico.
Secom-PB 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter