sábado, 21 de outubro de 2017

Conselho de Ministros se reúne para iniciar processo de suspensão da autonomia da Catalunha

A reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Espanha deste sábado (21) inicia o processo de suspensão da autonomia da Catalunha pelo governo central. No encontro, que começou às 10h (6h no horário de Brasília), serão analisadas e aprovadas as medidas que serão levadas ao Senado. Madri deve aplicar o artigo 155 da Constituição, que permite a ela assumir diretamente as atribuições exercidas pela administração autônoma da Catalunha.
A declaração do governo foi publicada na última quinta-feira (19) depois do prazo dado pelo gabinete do chefe do executivo espanhol, Mariano Rajoy, para que o presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont esclarecesse se realmente declarou a independência da região durante a sessão plenária, no último dia 10.
Em sua carta enviada ao governo central, o líder catalão pede um diálogo para a opção de renunciar essa declaração de independência que, afirma ele, o parlamento regional não votou no dia 10. Puigdemont alerta, no entanto, que se a Espanha persistir em impedir o diálogo, o Parlamento poderá proceder a votação da declaração formal de independência.
A ativação do artigo 155 representa um movimento sem precedentes desde que a Espanha retomou a democracia, na década de 1970. Se a medida prosperar, a suspensão da autonomia não é automática, pois depende da aprovação do Parlamento, o que pode acontecer até o fim da próxima semana.
O Senado precisa criar uma comissão para debater as medidas, que nunca foram aplicadas anteriormente. Segundo uma porta-voz da Casa Legislativa, a comissão provavelmente se reunirá no dia 23 de outubro.
Em seguida, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, terá uma oportunidade de responder. O Senado inteiro, onde o governista Partido Popular (PP) tem maioria, votaria sobre as medidas no dia 27 de outubro.
G1 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter