quarta-feira, 27 de setembro de 2017

João Pessoa recebe equipe do Itaú Cultural para Caminhada Rumos

O Rumos é, há 20 anos, um dos primeiros editais públicos do Brasil e o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas
Mais entretenimento | Em 26/09/17 às 13h00, atualizado em 26/09/17 às 13h05 | Por Redação
Agustina Arán/Divulgação
Artes cênicas
O edital Rumos Itaú Cultural já está com inscrições abertas e uma equipe do instituto vem a Paraíba nesta terça-feira (26) para sanar as dúvidas dos interessados em apresentar algum projeto na área. O evento acontece no Teatro Santa Roza, a partir das 19h e é aberto ao público. A proposta do grupo formado pelos gerentes do instituto Ana de Fátima Sousa, do núcleo de Comunicação, e Galiana Brasil, de Artes Cênicas, é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações sobre a cena cultural local.

Leia mais notícias de entretenimento no Portal Correio  E NAÇÃORURALISTA.COM.BR

O Rumos é, há 20 anos, um dos primeiros editais públicos do Brasil e o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Da Paraíba, a Paralelo Cia. de Dança foi um dos grupos contemplados na edição 2015-2016, com o projeto 3x1. A instituição abriu no dia 29 de agosto as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo siterumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, até o dia 26 de outubro, passando pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados do país.

A atividade já passou por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Goiânia (GO) e Boa Vista (RR).Agora chega a João Pessoa (PB) no mesmo dia que em Palmas (TO). As capitais de Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins estão entre as 10 que tem menos adesões ao programa. Nestas localidades, a ação foi ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. Em todas elas, os encontros contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre o Rumos Itaú Cultural
O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Nesta edição de 2017-2018, os projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passarão por um profundo processo de avaliação e análise poruma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. POSTADO POR FERNANDO COUTINHO NAÇÃORURALISTA.COM.BR

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter