sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Equipe de enfermagem de Monteiro passa por capacitação de Planejamento Familiar

O processo de aperfeiçoamento das equipes de saúde tem sido um dos pontos mais organizados da Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro, desta vez a equipe de profissionais de enfermagem da Atenção Básica da Saúde do município recebeu uma capacitação sobre a Política de Planejamento Familiar através do Programa de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica ministrado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente da Saúde).
Entre os assuntos, temas como Métodos de Planejamento Familiar; Ações de grupos, ruas e escolas para o Planejamento; Atendimento de Planejamento Familiar nas Unidades de Saúde; Aconselhamento e acompanhamento para usuária e parceiro; Demandas e dados do Planejamento Familiar foram abordados.
Além da qualidade das normas e orientações do planejamento feito nos postos de saúde municipais, outro ponto é a escolha e a oferta de métodos disponibilizados para a população como preservativo masculino e feminino, pílula combinada, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino com cobre (DIU T Cu), diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula.
Planejamento Familiar
O planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os programas de planejamento familiar foram responsáveis pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 120 milhões de mulheres no mundo desejam evitar a gravidez.

Para a população interessada em saber mais sobre o Programa de Planejamento Familiar é necessário apenas procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais perto. Atualmente Monteiro conta com 11 postos e todos oferecem o serviço.

Cariri Ligado

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter