quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Times do Brasil vendem mais em 2017, mas aumentam gastos

A temporada de 2017 vem sendo especial para os clubes brasileiros no quesito transferências. Ao longo do ano, vários jovens deixaram suas equipes para se juntarem aos grandes nomes do futebol europeu. A consequência deste êxodo é o aumento do número de contratações vindas dos clubes estrangeiros, assim como seus valores, em um "efeito dominó". A constatação faz parte de um estudo feito pela CBF sobre os gastos e arrecadações do futebol local, divulgado no "Redação SporTV".

A quantia que mais chama atenção se refere ao valor total arrecadado pelas equipes brasileiras com vendas neste ano. Foram mais de R$ 957 milhões arrecadados com as saídas de atletas, número que representa um aumento de 247% em relação ao mesmo quesito em 2016. A saída que mais rendeu dinheiro a um clube em 2017 foi a de Vinícius Junior. Mesmo que ainda esteja atuando pelo Flamengo, o jovem já tem transferência acertada para o Real Madrid por R$ 164 milhões.
Entre as dez maiores vendas feitas pelas equipes do Brasil (confira a lista na imagem abaixo), um padrão chama atenção: os times europeus buscam a chegada de jovens para o elenco. Dos jogadores mais caros, apenas três têm idade superior a 25 anos. Vitor Hugo (26), Thiago Mendes (25) e Maicon (28) são a exceção na listagem, que tem média de apenas 21,9 anos.
Para o jornalista Rodrigo Capelo, essa tendência tem uma causa clara: a influência dos "novos ricos" do futebol europeu. Ele indica que as equipes compradas por magnatas buscam jogadores que tenham potencial para permanecer na equipe por muitos anos. Por sua vez, a arrecadação dá armas aos clubes brasileiros para investirem mais.
- Tem uma repetição na lista de clubes que acabaram de ser comprados por bilionários estrangeiros. A gente está falando do Manchester City, comprado em 2008; do Monaco, que foi comprado em 2012 e do Lille, em 2017. Esses novos ricos puxam as transferências e causam aquele efeito dominó no futebol brasileiro - avaliou.
G1 

Nenhum comentário:
Write comentários

Disqus Shortname

Hey, we've just launched a new custom color Blogger template. You'll like it - https://t.co/quGl87I2PZ
Join Our Newsletter